quarta-feira, 14 de maio de 2008

Uma Questão de Educação!

Acabo de sair do Conselho Pedagógico na sede do agrupamento e o meu espírito está "ligeiramente" contaminado, "ligeiramente" revoltado!
O futuro das miúdas é algo que me preocupa e a pretenção do Ministerio da Educação é simplesmente uma bela hipocrisia.
Será que a escola deixará de ensinar?
Será que a escola passará a ser um mero espaço ocupacional enquanto os pais trabalham?
Algo não está a correr bem!
O papel dos pais é de educar.
O papel da escola é de ensinar.

Os iogurtes da casa
É como os meus iogurtes. E porque os gostos discutem-se, não há nada melhor que os feitos em casa. São, sem dúvida mais saborosos, mais saudáveis e muito mais baratos (Não esquecer que estamos a atravessar uma crise económica)!!!
Por isso, aproveite o facto de ter usado o forno para fazer uns iogurtes.
Ferve um litro de leite (meio gordo), e espere mais ou menos 40 minutos ou seja, até atingir os 37º até 45º. Misture um iogurte no litro de leite com uma colher de paú (nada de metais!) e deitar em porções individuais ou numa malga. Dispõe numa panela e feche com a tampa. Coloque no forno em fase de arrefecimento quando este está mais ou menos nos 35/40º e deixe repousar durante 5 horas para mais tarde pôr no frigorífico.
Um iogurte é muito saudável, simples ou acompanhando um doce caseiro, uma salada e muito mais!

6 comentários:

♥ tm disse...

Cada vez mais sou adepta das coisas caseiras, daquilo que posso ser eu a fazer com os produtos que escolho... o fazer yogurte cá em casa está nos meus planos imediatos, só falta encontrar uma yogurteira... embora tenha percebido que é possível fazer numa panela....
:)

Anónimo disse...

Que timing engraçado!
Há dias que ando a pensar em começar a fazer os iogurtes em casa. Não tanto por causa do preço (pelo menos para já), mas mais porque me faz confusão o desperdício de plástico em cada embalagem individual.
E então com a tua técnica,não é preciso praticamente maquinaria nenhuma - até agora tinha andado a investigar o que era uma iogurteira ao certo!
Vou experimentar, obrigada :))

maman xuxudidi disse...

Uma panela ou mesmo uma tuperware com tampa, também serve. E se tiverem mais alguma dúvida podem contar comigo :)

sara carvalho disse...

Eu comia desses feitos na yogurteira e dos outros que vêm da flor...

Maria João Câncio disse...

Sabem uma coisa ... ;)
Lá em casa começaram a comer-se mais iogurtes desde que comecei a fazê-los...
Já tinha uma iogurteira, o ano passado herdei outra, portanto agora faço iogurtes ao Domingo e à Quarta ... ihihih (as duas máquinas ao mesmo tempo, até parece uma pequena indústria ...)
Já em pequenina a minha mãe fazia assim, mas depois apareceu a Danone mesmo ao pé de casa...
Neste mommento o que me leva a fazer iogurtes são motivos ecológicos (usas sempre os mesmos recipientes), saúde (são mais saudáveis) e económicos (1 litro de leite e um iogurte e já está)...

Vera disse...

aqui também fazemos os iogurtes em casa, até porque tudo o que é importado tem preços proibitivos !
depois é só juntar compota, feita em casa também ! agora é a época das mangas, temos compota de mangas !